colunadoze a

Tema da Matéria:
"DENGUE" de quem é a culpa?

 

Todos nós desejamos viver numa cidade melhor, mais humana, fraterna, ecológica e é claro sem dengue. O problema é que as pessoas sempre esperam que essa cidade “melhor” comece com os “outros”.

É fato que a falta de cidadania e de educação, bem como a falta de cultura atinge grande parcela da população brasileira, sendo um dos principais obstáculos do desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente em nosso país. 

Em função disso, milhares de pessoas, ignoram o meio ambiente, depredam e estragam os bens públicos e o que é pior: jogam todo quanto é tipo de lixo nas vias públicas, nos terrenos baldios, nas praças públicas e nos corpos d’água que abastecem a cidade. 

Parece que a ignorância e a falta de educação ambiental de grande parcela da população está totalmente fora de controle, assim como a epidemia de dengue que atualmente assola a maiorias das cidades do nosso estado sem dizer claro do nosso país.

Tem um ditado popular que diz o seguinte: “o cidadão aprende pelo amor ou pela dor”. Tem outro ditado que diz que o cidadão só aprende através do bolso (quando é penalizado com multas pesadas). 

Infelizmente, a população não aprende nem através da dor. Há quase 20 anos convivemos com epidemias de dengue em diversos municípios. Quase todos os moradores já tiveram pelo menos um caso de dengue na família. É difícil encontrar alguém que nunca pegou ou não teve um parente com dengue. 

Alguns (in)felizardos já pegaram os quatro subtipos da dengue e ainda não aprenderam como evitar a doença. O que fazer então diante dessa ignorância do cidadão? Eis a questão! 

Sabe-se que a prática da cidadania, na verdade, começa dentro de casa, na formação de bons hábitos e valores éticos, os quais possam contribuir na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Bom tudo isso podemos resumir em uma única palavra Educação. 

Não espere que tudo melhore pelas mãos dos “outros” faça você a sua parte, a proliferação do mosquito nada mais é do que uma consequência das nossas atitudes, da nossa falta de educação e valores morais, senhores pais a educação não é dada nas escolas, mas sim dentro de casa, ensine bons modos aos seus filhos, claro, tenham vocês também pois sabemos que nossos filhos se espelham e muito em nossas atitudes, acredito que os jovens de hoje, seja homem ou mulher “adolescente” parecem querer viver num mundo de fantasia onde o que vale é ser o maior “gladiador”, vemos meninos preocupados em formar gangues,  em ser o “cara” no volante participando de “raxas”, bebendo uns mais do que ou outros apenas para ter história para contar, assim como as meninas que estão cada vez mais “depravadas” meninas sem amor e sem respeito próprio, até no “sexo” elas competem.

Onde estão os valores do povo brasileiro ?, existem coisas que não podemos cobrar do governo, existem coisas que devem partir de casa, da família. Vamos lá! faça sua parte, os únicos que podem mudar o rumo do nosso país seja em qual aspecto for, somos nós mesmos a começar pelo simples gesto da EDUCAÇÃO.

© 2013-2017 CidadeAlaCarte – todos os direitos reservados. Portal Idealizado e Desenvolvido por: RF Soluções